Kungfu / Wushu
Kungfu
Tradição e Cultura Chinesa
A China possui quatro artes consideradas como patrimônio cultural: Medicina Chinesa, Ópera, Caligrafia e o Kungfu.
Kungfu (功夫), também conhecido como Wushu, kuoshu, que são palavras chinesas que em forma coloquial, pode significar “tempo e habilidade”, “trabalho duro”, algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal.
O Kungfu pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Se bem desenvolvido, possibilita um equilíbrio corporal total, buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida. Possibilita também o controle do estresse, de angústias, ajudando na concentração.
Kungfu para Mulheres
Kungfu para Mulheres
As mulheres hoje são tão guerreiras quanto os homens e o conceito de que "Yang" (pólo masculino) que é considerado "ativo" e "Yin" (pólo feminino), "passivo" dando a conotação de fragilidade e falta de força às mulheres (Yin) caiu por terra. Na verdade um traz em si a semente do outro e assim podemos ver o suave e a dureza unidos no Kungfu como um complemento imprescindível.
A procura do Kungfu Tradicional pelas mulheres vem substituindo o formato das academias de ginástica que se preocupam predominantemente com a forma física e a beleza do corpo. As mulheres buscam mais que isso:
querem também harmonia interior, superação de seus limites, força, habilidades físicas e mentais para lidar com as dificuldades do dia a dia e qualidade de vida, o que é a proposta do Kung Fu. Além disso, o Kungfu trabalha muitos aspectos psicológicos como a autoconfiança, autoestima, ajuda a liberar o estresse e ainda ensina defesa pessoal.
Sobre o treino do Kungfu feminino, não há diferenças quanto à prática, mas sim quanto aos objetivos de cada um independente do sexo. Todas as mulheres podem praticar Kungfu, já que suas técnicas de defesa pessoal são adequadas ao público feminino sendo aplicadas com velocidade e precisão e não com a força.
Kungfu é a arte marcial indicada para as mulheres que buscam desafios transformadores para sua vida.
Venha viver essa fascinante experiência.
Kungfu para Crianças
Espada Duǎn bīng Kids
O esporte Wushu Duǎn bīng短兵 / Kungfu Espada / Soldados Curtos originou-se no antigo esporte de esgrima chinês, por volta de 1930 e foi profundamente influenciado e influenciado pela cultura tradicional chinesa. Há um ditado antigo: “Sempre que aprendemos artes, aprendamos rituais, sem nunca aprendemos artes marciais, aprendamos éticas”. A nação chinesa é um estado de cortesia, e antes de começar a rotina das artes marciais, devemos praticar vários tipos de cortesia.
O Kungfu pode ser praticado por todas as idades, mas é imprescindível que o professor saiba conduzir as aulas respeitando a fase de desenvolvimento que o aluno se encontra. É o caso do ensino do Kungfu para crianças.
As crianças que praticam Kungfu se tornam mais responsáveis, seguras e aprendem a importância da disciplina. Além disso, durante os treinamentos vivenciam situações que desenvolvem a capacidade de se ajudar e aprender mutuamente.
Durante o processo de aprendizagem do Kungfu, o professor mostra para a criança o quanto ela é capaz de evoluir respeitando seus próprios limites.
O contato com a filosofia do Kungfu também ajuda na boa formação educacional e social, já que os alunos trabalham o tempo todo conceitos como respeito, calma, atenção, concentração, auto-controle, auto-confiança e valorização, além da arte harmonizar as energias e desenvolver os movimentos, a consciência corporal e a coordenação motora.
Kungfu 50 +
Kungfu 50 +
Mais Saúde + Mais Força + Longevidade
Na Li Fei Lin Brasil, proporcionamos um ambiente acolhedor e estimulante, onde pessoas com 50 anos ou mais possam cultivar saúde física, equilíbrio mental e bem-estar emocional por meio da prática do Kungfu, promovendo longevidade, autocuidado e autoconfiança.
Tai Chi Chuan
Tai Chi Chuan
Força, Suavidade e Equilíbrio em cada Movimento
O Tai Chi Chuan (ou Taijiquan) é uma Arte Marcial chinesa que tem servido a todos como um sistema integral de saúde. Sua prática se adapta e respeita cada praticante, sendo considerada uma atividade física de baixo impacto e baixo risco de lesões, podendo ser praticada sem restrições de idade, gênero e independente de seu condicionamento físico.O Tai Chi da Família Yang é um dos mais praticados no mundo, conhecido por seus movimentos lentos e graciosos, sendo descrito como "meditação em movimento", trazendo diversos benefícios para a saúde e sendo uma excelente prática para a mente e corpo.
Alguns dos benefícios do Tai Chi Chuan comprovados em estudos são:
- aumento da força dos membros inferiores;
- melhora no equilíbrio, postura e alinhamento do corpo;
- melhora na memória, sono e bem-estar;
- efeitos benéficos em doenças crônicas comuns, como hipertensão, artrite, dores na lombar, e outras.
Sanda / Sanshou
Sanda / Sanshou
O Sanda ou Sanshou é uma modalidade de contacto, que mais se aproxima da situação real de combate. O treino abrange desde as reações mais básicas até ao contacto integral. É de salientar ainda que nesta modalidade estão envolvidas quatro categorias de combate: Tecnicas de Pernas, Tecnicas de Mãos, Projecções e Chaves.
Shuaijiao
Shuaijiao
O Shuāijiāo é uma luta milenar tradicional chinesa, entrando na categoria das modalidades de wrestling.
Em sua prática não são utilizados chutes ou socos, sendo que o principal objetivo da luta é derrubar o oponente, levando-o a tocar qualquer parte do corpo no chão, com exceção dos pés. Para atingir esse objetivo, são usadas técnicas de projeções visando tirar o equilíbrio do adversário.
Um ditado que defini o espírito do Shuāijiāo é: "Quem está dentro, olha a porta, quem está fora, olha a diversão".